Sistema de controle de acesso em condomínios: como funciona?

O sistema de controle de acesso em condomínios é algo essencial, afinal de contas, estamos falando da segurança de várias pessoas. E se estamos falando de um condomínio residencial, o controle de acesso vai proteger também as crianças.

Portanto, é essencial entender bem como ele funciona e se você está pensando em contratar esse serviço, saiba que está no caminho certo e também no lugar certo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Leia também: Como a biometria pode melhorar a segurança em seu ambiente de trabalho?

Quais são os tipos de controle de acesso em condomínios?

Para entender melhor como funciona um sistema de controle de acesso, você precisa conhecer quais são os principais tipos disponíveis no mercado. 

1. Senha individual

Esse tipo é mais indicado para locais onde poucas pessoas precisam de acesso. Por exemplo, controle de acesso em uma sala dentro do condomínio. Na portaria não é o mais indicado, pois pode causar congestionamentos.

2. Cartão de acesso

Outra forma de acesso que pode ser prática, até mesmo para a portaria de condomínio. Considerando que o acesso por cartão pode ser feito por aproximação, ele pode ser tão rápido quanto outros métodos (identificação facial, por exemplo). Tem a desvantagem do cartão poder ser usado por várias pessoas o que é um problema em caso de perda, por exemplo.

3. Biométrico

Esse costuma ser o mais conhecido por ser o mais utilizado. A biometria digital pode ter algumas desvantagens, por exemplo, se as mãos estiverem suadas, pode demorar para que o equipamento faça a leitura da biometria. Porém, isso também vai depender da qualidade desse equipamento. A biometria facial, por outro lado, é mais indicada tanto por associar o usuário ao seu registro no sistema como por apresentar menos problemas de leitura.

4. Portaria física

De todos, a portaria física pode ser o mais seguro e confiável, até porque pode estar associado a outros métodos de sistema de controle de acesso como os já citados (biometria, cartão de acesso e assim por diante).

Lembrando que o colaborador precisa saber usar com precisão os sistemas, saber cadastrar os condôminos e conferir todos os dados. É uma função de grande importância e ao associar a outro método de controle, você aumenta ainda mais a segurança do ambiente.

Leia também: 6 vantagens de ter uma solução de controle de acesso de pessoas.

Além desses, também há outros sistemas de controle de acesso em condomínios, mas os listados acima são os principais. Escolha a opção que mais combina com a necessidade atual do seu empreendimento.

Quer saber mais sobre as opções de controle de acesso? Então, fale com a equipe de especialistas no assunto da Incotel e tire suas dúvidas!