Como se tornar um síndico profissional de sucesso?

O síndico é uma das pessoas mais importantes dentro dos condomínios, afinal de contas, tem uma grande responsabilidade. De maneira geral, ele é o responsável pela gestão do local como um todo, marcar reuniões, estabelecer regras, saber como investir o dinheiro da taxa de condomínio, entre várias outras de grande relevância para a qualidade de vida de todos que vivem ou trabalham ali.

E, para se tornar um síndico que é capaz de fazer todas as suas funções com maestria e, melhor ainda, sem a sensação de uma grande pressão ou estresse constante, a Incotel fez este conteúdo. 

O objetivo aqui é te ajudar, com dicas práticas, a ser um profissional de sucesso e fazer do seu período de gestão ser de grande crescimento para todos. Acompanhe.

4 dicas para se tornar um síndico profissional de sucesso

1. Saiba quais são as suas responsabilidades

Antes de qualquer coisa, você precisa saber, exatamente, quais são os seus deveres e funções. Quais são as suas obrigações na função de um síndico? 

Ter essa resposta clara na sua mente vai ajudá-lo a lidar melhor com diversos problemas e também a evitá-los, pois assim, ao mesmo tempo que é possível se planejar melhor a partir dessas responsabilidades que são suas, é possível também reduzir a energia gasta para resolver conflitos que não são seus.

Leia também: Por que investir em sistemas de sinalização para condomínios?

2. Tenha habilidades de comunicação

A importância da comunicação em uma posição de gestão é inegável, afinal de contas, você estará lidando, a todo momento, com pessoas. Elas, por sua vez, pensam de formas totalmente diferentes, cada uma delas pode encarar uma decisão ou ação sua de maneira diversa.

Portanto, saber se comunicar bem, ser claro, objetivo e, de preferência, deixar todas as decisões por escrito em atas, nas reuniões, é fundamental para evitar interpretações erradas ou fora de contexto.

3. Foque na manutenção e preservação

Muitas vezes, alguns síndicos ficam tão preocupados em adicionar novidades aos condomínios que negligenciam o que já possuem. Sabemos que isso é feito com a melhor das intenções, mas é preciso ter cuidado com exageros.

Trazer coisas novas, que ofereçam soluções que há muito tempo são necessárias é ótimo, mas é importante se preocupar primeiro com aquilo que o condomínio já tem.

Por exemplo, se há uma academia, oferecer manutenção constante aos aparelhos, o ar condicionado do lugar (se houver), problemas na estrutura do local ou ainda identificar aparelhos que precisam ser trocados, é fundamental.

4. Seja sempre transparente com as contas

Essa, talvez, seja a função mais importante de um síndico, pois ele precisa lidar com o dinheiro de várias pessoas, algo que costuma causar muita confusão.

É importante que aqueles que pagam o condomínio saibam para onde o dinheiro está indo e como está sendo investido. Se há uma reserva para situações de urgência, por exemplo. Assim, anote todos os custos com manutenção do espaço, manutenção de equipamentos, compras de novos itens e até mesmo daqueles de pequeno valor.

Se tornar um síndico de sucesso é algo que exige bastante organização e, acima de tudo, responsabilidade. Para facilitar esse trabalho, ter empatia é fundamental. Ao se colocar no lugar dos moradores, fica mais fácil compreender as necessidades e as dores deles e assim, melhorar a vida de cada um.

 

Se você está precisando de algum serviço de manutenção de portões, instalação de controle de acesso ou algo parecido, acesse o nosso site e veja como podemos te ajudar!