Manutenção predial: o que é e como funciona?

A manutenção predial é um conjunto de ações cujo conceito está bem estabelecido na NBR 5674 de 1999 que já está em sua terceira edição, é a norma que estabelece não só o conceito de manutenção predial, mas também define como ela deve ser realizada.

É, sem dúvida, de grande importância para quem têm prédios ou pensa em construí-los, pois visa conservar e recuperar a capacidade funcional do imóvel de forma que continue oferecendo a segurança necessária aos moradores e demais pessoas que usam o espaço.

Pensando sobre a relevância desse assunto, a Incotel fez este conteúdo para mostrar o que é manutenção predial e como ela funciona. Acompanhe.

O que é manutenção predial?

O próprio termo já diz muito sobre o assunto: trata-se de uma forma de manter o prédio em bom estado de conservação para que ele possa oferecer total segurança e funcionalidade para quem o utiliza.

Infelizmente, não é raro ver notícias sobre problemas em imóveis que poderiam ser evitados como incêndios e desabamentos e que só aconteceram porque o gestor do prédio ou síndico não fez a manutenção adequada de determinado equipamento ou mesmo na estrutura do imóvel.

Existem, basicamente, 3 tipos de manutenção:

  • Preditiva: como o próprio nome já diz, é o tipo de manutenção que foca na prevenção, ou seja, não é necessário esperar que uma peça do sistema de gás, por exemplo, quebre para tomar uma providência. Esse tipo de manutenção visa evitar esse tipo de problema;
  • Corretiva: o problema já existe e não foi identificado anteriormente. Ele pode ser corrigido de forma imediata ou pode demorar um pouco, caso as peças necessárias não estejam disponíveis no momento;
  • Preventiva: é muito parecida com a preditiva, porém, o foco aqui é na estrutura do prédio em si. É o tipo de manutenção que, normalmente, já tem data marcada e que é realizada numa determinada frequência. Também é feita antes que o problema apareça.

Leia também: Como se tornar um síndico profissional de sucesso?

Como funciona a manutenção predial?

A manutenção predial envolve vários profissionais, entre eles, o síndico. Pode ser dele também a responsabilidade de encontrar e contratar uma boa empresa de manutenção e supervisionar as visitas, mostrar aos profissionais as falhas que já conseguiu identificar ou então, pedir para que eles avaliem o prédio e possam dizer, com maior propriedade, qual a frequência mais indicada de manutenção preventiva, por exemplo.

Pode ser também de atribuição do síndico estabelecer um plano de manutenção predial, definindo os cronogramas, agendando as visitas com as empresas ou mesmo com um profissional autônomo.

É muito importante também que os moradores e usuários do local participem, mostrando o que está ou não funcionando, que algo está perto de quebrar e outras avarias que já foram identificadas. Isso pode ser feito, por exemplo, em uma reunião de condomínio por meio de uma lista.

Ao fazer manutenção predial é essencial que o responsável saiba estabelecer quais as prioridades. Por exemplo, a manutenção na rede elétrica é mais urgente que a manutenção de uma piscina na grande maioria dos casos.

Precisa de serviços de manutenção de cancelas, portões e outros itens no prédio? Fale com a equipe da Incotel e peça um orçamento!