Se a sua empresa visa otimizar processos e maior segurança para todos — moradores e colaboradores — então, investir em reconhecimento facial para o controle de acesso é uma das melhores opções.
É possível oferecer uma experiência melhor para cada pessoa que acessa o ambiente, mas implantar esse tipo de tecnologia exige um melhor planejamento e tudo deve estar dentro do que exige as normas legais.
Para te ajudar nisso, nós da Incotel vamos te explicar tudo o que precisa sobre controle de acesso por meio de reconhecimento facial e como implantá-lo no seu condomínio ou ambiente corporativo. Acompanhe.
Como implementar a tecnologia de reconhecimento facial na empresa?
Passo 1: entenda as necessidades da sua empresa
Analise, em primeiro lugar, é claro, se a sua empresa precisa dessa tecnologia. Provavelmente sim, afinal de contas, segurança nunca é demais, principalmente para aqueles locais da empresa em que há informações sigilosas.
Mas, além disso, é preciso avaliar também a logística para implantar o controle de acesso por esse meio. Será preciso instalar em locais específicos ou em todo o prédio? Na maior parte dele? Além dessas informações, outras precisam ser respondidas.
Passo 2: certifique-se de que a tecnologia está de acordo com a lei
Ao usar uma tecnologia como essa no seu estabelecimento, você precisa garantir que:
- haja o consentimento explícito das pessoas;
- ter medidas de segurança para proteger os dados delas;
- definir, de forma clara, qual o motivo do uso e a necessidade desses dados.
Tudo isso é necessário para que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) seja cumprida e tudo o que for usado, esteja em conformidade. Afinal de contas, ao fazer o reconhecimento facial, você estará lidando com dados biométricos e estes, por sua vez, são regulados por lei.
Passo 3: escolha a melhor opção de reconhecimento facial
Há várias opções dessa tecnologia no mercado. Assim, você vai encontrar desde softwares básicos até aqueles que usam sistemas avançados de IA.
Dessa forma, você precisa avaliar algumas questões importantes antes de escolher. Por exemplo, quais tecnologias estão mais compatíveis com os softwares e equipamentos que sua equipe já usa, as funcionalidades que o software possui e, é claro, o custo-benefício.
Passo 4: prepare a infraestrutura
Agora que você já sabe do que o seu negócio precisa, quais são as funcionalidades mais necessárias e qual tecnologia é mais compatível, eis o momento de preparar a infraestrutura do negócio para receber o reconhecimento facial e tirar os planos do papel.
Para isso, você vai precisar de ajuda e, se você escolheu bem a empresa na hora de adquirir a tecnologia, então, ela vai te auxiliar e oferecer todo o direcionamento necessário para que o reconhecimento facial seja implantado e utilizado por todos os envolvidos.
A Incotel possui tudo o que sua empresa precisa para começar a usar hoje mesmo essa tecnologia e oferecer maior segurança e praticidade aos seus funcionários e clientes. Entre em contato e fale com a nossa equipe de atendimento!