Síndico, evite esses 5 erros mais comuns ao assumir a gestão do condomínio

É inegável o papel de grande importância que o síndico tem na gestão de um condomínio. É ele quem mantém a harmonia entre os moradores e também precisa ser eficiente ao gerir os recursos e fazer com que tudo caminhe da melhor forma possível.

Mas, como qualquer outra pessoa, o síndico também pode cometer erros na gestão dos recursos e causar prejuízos na saúde financeira do local e, consequentemente, afetar os condôminos.

E existem formas de minimizar esses erros e uma delas é conhecendo os principais. A falta de comunicação com os moradores e não entender sobre as normas e leis sobre condominios são alguns deles. Nós, da Incotel, vamos explicar melhor abaixo.

Quais são os erros mais comuns que um síndico pode cometer?

1. Não se comunicar com os moradores

Muitos erros podem ser evitados por meio de uma comunicação mais eficaz entre síndico e moradores. Não só a comunicação feita de forma incorreta como também a não comunicação podem criar uma tempestade num copo d’água.

É por isso que a comunicação precisa ser sempre clara e, de preferência, por escrito. Além disso, é importante que o síndico e os moradores escolham um canal de comunicação que seja acessível a todos e que os moradores tenham abertura para falar diretamente com o síndico para esclarecer dúvidas, fazer reclamações e dar sugestões.

2. Não ter um planejamento financeiro

Está chegando agora? Então, o primeiro passo é entender as contas da gestão anterior, saber quanto tem em caixa e quais foram os planos estabelecidos que precisam ser cumpridos na gestão atual. Analise o que pode e o que não pode ser feito e antes de aumentar o valor a ser pago pelo condomínio, converse com os moradores para ter ideias do que pode ser melhorado e como isso pode ser feito.

É preciso ter cuidado com o dinheiro em caixa. É muito comum um síndico novo chegar e querer realizar diversas mudanças no local para mostrar serviço. Porém, nem toda mudança é capaz de oferecer um bom custo-benefício e é preciso pensar que situações emergenciais podem acontecer e não ter dinheiro em caixa pode se tornar um grande problema.

3. Não conhecer sobre a legislação

Existem leis sobre como um condomínio deve funcionar, qual é a atuação do síndico, seus direitos e deveres, assim como os direitos e deveres dos moradores. 

Para evitar erros nesse sentido, a Incotel dá algumas dicas:

  • leia o regimento interno antes de tomar qualquer decisão;
  • esteja atualizado sobre a lei, especialmente sobre o Código Civil;
  • no caso de dúvidas, você pode consultar advogados especializados no assunto.

4. Não ser imparcial nas decisões

Pode ser que a construção de um determinado muro prejudique ou desvalorize o seu imóvel dentro do condomínio, mas a maioria votou a favor da construção e, inegavelmente, a construção desse muro trará diversas vantagens para grande parte dos moradores.

Nesse caso, não aceitar a votação porque pode lhe prejudicar ou prejudicar algum amigo ou parente que more no local pode causar grandes problemas.

5. Não fazer manutenção preventiva

Fazer a manutenção dos equipamentos do local é fundamental para evitar maiores problemas. Por exemplo, estar sempre atento ao funcionamento das bombas da piscina, fazendo a limpeza corretamente, trocando filtros e outras coisas. Os aparelhos da academia, as câmeras de segurança… tudo isso precisa de manutenção e melhor ainda se for preventiva.

E se você está precisando fazer a manutenção de câmeras e outros equipamentos de segurança ou mesmo dos controles de acesso, pode contar com a Incotel. Temos profissionais especialistas no assunto.

Conheça mais sobre a Incotel e como podemos te ajudar!