Em diversos locais como condomínios residenciais ou empresariais, shoppings e indústrias é comum vermos estacionamentos com um grande fluxo de veículos. Por isso, melhorar o controle de acesso, a segurança e o fluxo de entrada e saída de pessoas usando o controle de acesso com tags veiculares pode ser a melhor escolha.
Elas não só ajudam no controle de acesso, como também oferecem maior segurança para todos os que trabalham ou moram no estabelecimento.
Quer entender melhor como as tags veiculares funcionam, como oferecer segurança e como aumentar a eficiência do fluxo de entrada e saída? Então, veja abaixo o conteúdo que a Incotel fez explicando tudo sobre o assunto.
O que é uma tag veicular?
A tag veicular nada mais é do que um adesivo colado no para-brisa do carro. Ele contém um chip com um código único e, para identificá-lo, é preciso usar tecnologia de radiofrequência. É por meio dessa leitura e identificação do código que o veículo é autorizado a sair ou a entrar em determinado local.
Como funcionam as tags veiculares?
Para deixar tudo mais claro, nada melhor do que um exemplo que temos no dia a dia.
Já perceberam que alguns carros passam por um local específico nos pedágios e a cancela ergue de forma automática? Isso só acontece graças a uma tag veicular que está colada no para-brisa do veículo.
O nome da tecnologia utilizada é Identificação por Radiofrequência, também conhecida pela sigla RFID. As ondas de radiofrequência são capazes de fazer a leitura do chip localizado no adesivo que deve ficar colado no carro no parabrisa ou em outro local a depender de onde esteja o aparelho que faz essa leitura.
Normalmente, essa localização é padrão, ou seja, na própria cancela da portaria. É por isso que ela abre de forma automática quando o carro chega perto o bastante.
De que forma a tag veicular pode aumentar a eficiência e a segurança no controle de acesso?
Reduz filas de entrada e saída
Pense naquele horário de 18 horas na entrada do condomínio residencial: diversos carros querendo entrar ao mesmo tempo e, normalmente, formam-se filas, muitas vezes, bem grandes quando a liberação de acesso é feita de forma manual.
É preciso identificar cada um dos moradores para liberar a passagem e se for algum novato na portaria, as filas ficam ainda maiores.
Com a tag veicular, o dispositivo instalado na entrada identifica o veículo automaticamente e libera sua entrada em segundos. Isso, sem dúvida alguma, eliminaria diversos transtornos no controle de acesso, nos horários mais movimentados e também reduziria as reclamações dos funcionários e moradores.
Oferece maior segurança
Normalmente, a tag veicular é associada a um sistema no qual há uma lista de veículos cadastrados.
Dessa forma, ao liberar a entrada por meio da tag, somente veículos que estão previamente cadastrados podem entrar ou sair do local. Isso reduz as chances de pessoas estranhas terem acesso a empresas e, principalmente, a condomínios residenciais onde há diversas crianças.
Aqui na Incotel, oferecemos sempre o que há de mais moderno quando o assunto é controle de acesso e estamos há mais de 60 anos no mercado.
Veja todas as nossas opções de sistemas de controle de acesso e fale com o nosso time pelo WhatsApp!