É claro que, um condomínio, precisa ter suas próprias medidas de segurança e a maioria possui. Costuma ter cerca elétrica, portaria 24 horas, câmeras de vigilância, entre outros. Mas os moradores também podem e devem fazer a sua parte para ficarem ainda mais seguros.
São atitudes simples que todos podem fazer para contribuir com a própria segurança, com a de quem ama e com a de todos os moradores. Entenda como:
Como o morador pode deixar o condomínio mais seguro?
Informe situações suspeitas
Se você começar a notar movimentações que são pouco comuns, especialmente em determinados horários como de madrugada ou tarde da noite, avise à segurança. A presença de pessoas desconhecidas que ficam, por exemplo, passeando pelo local sem se direcionar a lugar algum também é motivo de alerta.
Participe das reuniões de condomínio
A gente sabe que muita gente não gosta de participar dessas reuniões ou até gosta, mas às vezes, não tem tempo no dia e na hora marcada.
Porém, fazer um esforço maior é fundamental, pois é justamente nessas reuniões onde mais você vai conhecer outras pessoas que moram no mesmo condomínio, inclusive, moradores do mesmo bloco que o seu.
Além disso, é nessas reuniões que você deve levantar pautas sobre a segurança do local e oferecer ideias de melhorias nesse aspecto.
Conheça os vizinhos
Na correria do dia a dia, muitas vezes, não falamos com as pessoas que moram ao nosso lado. É preciso conhecê-los, afinal de contas, são pessoas que estão sempre por perto.
E é claro que você deve aproveitar esse convívio para criar um maior contato e assim, conseguirem cuidar melhor da segurança do prédio. Assim, quando há movimentações suspeitas, uns podem entrar em contato com o outro e informar, principalmente se ouvir barulhos suspeitos na madrugada.
Proteja sua casa
Além da proteção do próprio condomínio, você pode tomar outras medidas para proteger melhor a sua casa. Afinal de contas, segurança nunca é demais.
Por exemplo, instalar fechaduras que sejam mais seguras, podendo até mesmo ser aquelas que usam senhas ou impressão digital, alarmes e câmeras de segurança são algumas opções. É claro que é preciso, antes de mais nada, verificar se existe alguma norma do condomínio que impeça a instalação de determinados equipamentos.
Respeite as regras de segurança
Quando há normas de segurança no condomínio, elas devem ser respeitadas, afinal de contas, é para a proteção de todos, inclusive a sua e a da sua família.
Há condomínios que não permitem a entrada de carros e veículos de visitantes. Muitos podem achar ruim e reclamar, mas, sem dúvidas, é uma ótima medida de segurança. Ou então, o visitante precisa registrar dados como nome completo, deixar algum documento ou foto dele, entre outros.
Como você pode perceber, há diversas formas pelas quais você, enquanto morador, pode melhorar a segurança do seu condomínio. Além de fazer a sua parte, você também pode incentivar outras pessoas a cuidar melhor da segurança do local.
A Incotel possui diversos produtos e serviços para proteger o seu condomínio e a sua casa. Entre em contato com os nossos especialistas e veja como podemos ajudar a proteger sua residência!