Uma casa inteligente é aquela que, acima de tudo, é tecnológica, ou seja, você pode coordenar diversos itens da casa por meio do seu smartphone, por exemplo. Pode ligar o ar condicionado do quarto quando estiver saindo do trabalho e, ao chegar, o cômodo estará pronto para te receber em um dia quente.
Sendo assim, ter uma casa inteligente possui inúmeras vantagens. Ela traz mais conforto, praticidade e economia com um ótimo custo-benefício.
Pensando nisso e em te ajudar a ter uma casa como essa, a Incotel criou este conteúdo explicando como você pode criar a sua casa inteligente. Acompanhe.
O que é preciso para ter uma casa inteligente?
Você, provavelmente, começou a pensar na possibilidade de ter uma casa inteligente, porém, não faz ideia por onde começar e também possui diversas dúvidas sobre o assunto.
Uma dúvida bastante comum — e que pode ser a sua — é se é necessário mudar a estrutura da casa. E a resposta é que, na maioria das vezes, não.
Existem muitos recursos que podem ser associados a uma casa inteligente e que não precisam de uma mudança de estrutura no prédio. Alguns bons exemplos desses recursos são são:
- lâmpadas inteligentes;
- acionadores de cortinas;
- tomadas inteligentes, entre outros.
Esses mesmos recursos podem ser integrados uns aos outros e também podem ser coordenados por aplicativos ou comandos de voz.
Como ter a casa inteligente que deseja?
Veja agora alguns itens que podem fazer parte da sua casa inteligente que você pode instalar hoje mesmo.
Câmeras de segurança smart
As câmeras são os produtos mais utilizados quando se trata do assunto. Elas podem ser controladas via dados, wi-fi ou bluetooth e podem ser controladas por um smartphone. É uma ótima opção para vigiar as partes mais vulneráveis da casa quando estiver fora.
Fechaduras inteligentes
São fechaduras que não usam chaves para abrir portas, mas sim senhas, tags ou biometria digital.
Elas são muito úteis, pois, no caso de fechaduras comuns, você pode perder as chaves ou alguém pode roubá-las. Além disso, se você precisar que algum vizinho entre na casa porque, por exemplo, deixou o forno ligado, você pode passar a senha para ele e assim, evitar o perigo de um incêndio.
Smart Speaker
Aqui é uma forma de ter todos os comandos da casa integrados e assim, por meio do comando de voz, acioná-los.
Você pode pedir para ligar a luz (caso use as lâmpadas inteligentes), para ligar o ar condicionado, abrir ou fechar as cortinas, ligar a TV, entre outros. É mais comodidade e praticidade e você ganha mais uns minutos para um banho relaxante depois de um dia de trabalho.
Ter uma casa inteligente é caro?
Isso vai depender do orçamento que você tem disponível e das suas necessidades do dia a dia. Se você trabalha em casa, pode ser que acionar cortinas e outros itens por meio de comando de voz não seja tão importante, mas uma fechadura smart ou câmeras inteligentes podem deixá-lo mais seguro. Portanto, avalie.
O acesso por biometria é uma das maneiras de acesso usadas por uma casa inteligente. Saiba mais no nosso blog post sobre controle de acesso por biometria.